Aqui nos nossos portões banhados pelo mar e dourados pelo sol, se erguerá Uma mulher poderosa, com uma tocha cuja chama É o relâmpago
quarta-feira, 13 de junho de 2012
lourdes vandu nem
hoje eu quero para vocês contar a historia de uma mulher que venceu o preconceito, ainda muito jovem embora os preceitos conservadores da sociedade colonial. maria de lurdes pereira vandu-nen nasceu no bairro dos coqueiros em luanda, Lourdes Van-Dúnem começou a cantar no colégio ainda muito jovem.Nos finais da década de sessenta, Lourdes Van-Dúnem Começa a fazer parte do carismatico grupo '' ngola ritmo'' formado no liceu neste periodo. aos poucos começa a ganhar prestigios sendo conhecida carinhosamente por lurdes van-dunem. fez várias tournées por Angola e Portugal e gravou o seu primeiro disco «Monami», tendo feito os restantes trabalhos com o agrupamento musical os Jovens do Prenda. a cancao ''monami'' que foi o seu primeiro êxito. uma canção dolente,inspirada numa melodia brasileira a cantora lamenta, de forma nostálgica e triste, a morte de um dos seus três filhos.
Em mil novecentos e setenta e cinco, uma violenta queimadura causada por produtos químicos, fe-la deixar a carreira artistica. mais a forca e coragem e o amor pela musica sem preconceito ajudou-a voltar aos palcos e ao seu estrelato.
seu talento foi varias vezes reconhecido, nao so pelo governo angolano como tambem em toda africa austral. varias vezes homenageada considerada a melhor voz feminina em angola ,e passa a ser chamada carinhosamente por rainha da musica angolana pelo reconhecimento de cinquenta ano de sua carreira artística.
lurdes nao è apenas uma cantora que levou o nome de angola na diaspora. mas uma mulher que lutou com sua linda e carismatica voz .enfrentando problemas, preconceito, racismo e muito mais .considero-a diva e heroina, da musica angola.
a minha heroina de hoje eh ela.
bjs e ate a proxima
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário